Banner Promocional
Golpes

Estelionatários de Plantão

Publicado em 10 de setembro de 2025
Ilustração de um hacker representando um golpista online

Os crimes de estelionato cresceram 326% em quatro anos no Brasil.

O artigo 171 do Código Penal Brasileiro caracteriza com muita propriedade o crime de estelionato. Entenda os golpes mais comuns e como a nova legislação busca proteger os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis.

“Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”. É com essa redação que o Código Penal define o estelionato.

De acordo com a 17ª edição do ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA, os crimes de estelionato explodiram no ano de 2022 com 1.819.419 casos. Em quatro anos, o crescimento foi de 326,3% e com relação a 2021, o aumento foi de 38%, indicando uma média de 208 golpes a cada hora no país. São vários os golpes aplicados, sendo as vítimas preferidas as(os) idosas(os), aposentadas(os) e pensionistas. Só para constar, em 2021 o golpe da FRAUDE DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO teve um aumento de 165%.

Nova Legislação para Proteger o Consumidor

Para ajudar no combate aos criminosos, a COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS aprovou em 13/05/2024, o PL 74/2023 que torna obrigatório o registro da assinatura em papel nos contratos de empréstimos firmados por meio eletrônico ou telefônico. O Projeto de Lei exige também que a instituição financeira forneça cópia do contrato firmado, e o não cumprimento das regras levará à anulação do contrato e ao pagamento de multas. Estão abrangidos pela regra: contratos na modalidade de consignação como empréstimos, financiamentos, hipotecas ou qualquer outro tipo de operação de natureza de crédito.

A Era dos Crimes Cibernéticos

Com o advento do comércio eletrônico, há uma profusão de crimes cibernéticos, sendo os mais conhecidos o PHISHING, SPEAR PHISHING e o VISHING. São técnicas que os golpistas utilizam para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e números de cartões. O modo de operação é basicamente o envio de mensagens, emails e links falsos, que levam a sites falsos, e telefonemas de falsos funcionários de instituições.

"Diante desse quadro nebuloso, uma pergunta que não quer calar se faz presente. O país também é a terra de trouxas de plantão?"

Reflexão sobre a vulnerabilidade social

Muito provavelmente a resposta seria um retumbante “sim”, porém, há uma consideração a ser feita: a ganância está na natureza do comportamento humano. O antídoto também está na natureza humana, que é a prática do exercício do equilíbrio racional e emocional.